sábado, 24 de maio de 2008

Histórias de Assombração: A Perna Cabeluda!!


"Galeguinho do Coque não tinha medo
não tinha, não tinha medo
da Perna Cabeluda..."

Quando eu era criança pequena lá em Barra da Estiva, a gente gostava de brincar de contar histórias de fantasmas pra botar medo em nós mesmos.. sei que é um certo sado-masoquismo que as crianças costumam ter.. mas a idéia era contarmos uns pros outros as histórias mais escabrosas e assustadoras que conhecíamos.. e depois fatalmente íamos pra casa agarrados uns nos braços dos outros, com medo de encontrar com a mula sem cabeça, ou com o lobisomem, ou outro ser assustador por aí..

e quando as histórias envolviam pessoas mortas e o contador jurava de pé junto que viveu aquela situação sobrenatural??? "I see dead peeeeople..."
Impossível dormir depois!!! Nessas horas é muito bom ter muitas irmãs.. eu sempre elegia a cama de uma delas pra pedir arrego.. isso quando não ia pra cama de mainha e pedia pra ela segurar a minha mão até eu conseguir pegar no sono..

Mas eu acho que nenhuma cidade é tão cheia de lendas urbanas e histórias de assombração como o Recife.. aqui essas histórias são celebradas como parte da cultura da cidade...
Outro dia fui conferir um evento mensal muito interessante que tem por aqui, chamado Recife Assombrado..
A proposta é uma encenação a céu aberto das histórias de assombração mais famosas da cidade no local onde o povo afirma de pé junto que as mesmas aconteceram... e olha, são muitas mesmo!!!

Uma das histórias que eu acho mais engraçadas (desculpa, caros recifenses, mas essa só dá pra rir, não consigo sentir medo), é a história da Perna Cabeluda!!!
Essa é talvez a lenda urbana mais famosa do Recife, pelo menos todo mundo daqui já ouviu essa história e já morreu de medo de encontrar a tal Perna Cabeluda que corre sozinha e dá chutes nas pessoas.. até Chico Science incluiu uma referência a essa criatura em sua "Banditismo".. e essa lenda apareceu contada em um comercial antigo da HSBC (veja o video).

Para os não recifenses, leiam essa história "macabra" abaixo:


Contam os antigos moradores do Recife que nos anos 70 essa criatura assustadora rondava e aterrorizava os desavisados transeuntes que andavam à noite em lugares ermos e ruas desertas do Recife.
Segundo contam os que tiveram o desprazer de conhecê-la pessoalmente, trata-se de uma perna, tão somente um membro humano inferior coberto de pelos asquerosos que parece ter vida própria e se desloca aos pulos. Com se a visão do seu aspecto perturbador não fosse o bastante para gelar qualquer coração, a Perna ainda costuma atingir as pessoas com poderosos chutes, golpes precisos que, na maioria das vezes, vão direto ao traseiro das vítimas: homens e mulheres de várias idades e classes sociais conheceram a ira insana da amaldiçoada assombração.

Nas palavras do poeta José Costa Leite, no folheto de cordel "A Véia Debaixo da Cama e a Perna Cabeluda", publicado nos anos 70:

Correu atrás dum sujeito
Que voltava dum forró
Ele viu a perna preta
E correu de fazer dó
A perna cabeluda e feia
Correu quase légua e meia
Atrás, no seu mocotó

Zé Soares no Recife
Viu a perna cabeluda
Em Água Fria e saiu
Numa carreira raçuda
Mas a perna disse assim:
Meu filho espere por mim
porque eu sou boazuda



Por mais patética que a história possa parecer, aqui no Recife há aqueles que juram por tudo que é mais sagrado que conhecem alguém que conhece alguém que já teve um encontro macabro com essa criatura asquerosa de pêlos peçonhentos!!!

Agora eu queria saber.. e aí na sua terra??
o que lhe metia medo quando você era criança??


4 comentários:

Anônimo disse...

Oi!
Vc fala isso pq nao passou realmente pelo medo q eu passein:(

Uma das histórias que eu acho mais engraçadas (desculpa, caros recifenses, mas essa só dá pra rir, não consigo sentir medo), é a história da Perna Cabeluda!!!(vaninha)

Na época eu estava na frente de casa e ai chegaram uns amigos falando q tava vindo uma perna e uma mao cabeluda, que a pern corria e a mao pegava, eu entrei em panico, morri de medo, fui para cama de roupa e sapata, fiquei enfiada nos lençoes dos pes a cabeça, lembro disso ate hoje, para quem nao viveu pode ser hilario, mas para quem viveu foi realmente assustador. E ainda tinha uma mao, ninguem merece. :-(
RSRSRSRSRSRSR

Mademoiselle Vieira disse...

"Cumade Fulôzinha"

Outra história famosa por aqui é a da Cumade Fulozinha...
Sua principal diversão é fazer tranças difíceis de desemaranhar em crinas e caudas de cavalos ou em cabelos de meninos e meninas que vagam pelos matos depois de serem desobedientes com os pais.
Os que entram na floresta e dizem em alto em bom som que não acreditam na Fulozinha levam surras violentas sem saber de onde vêm os golpes.
Dizem ainda que a Cumade Fulozinha emite um assobio agudo sempre que está prestes a aparecer. Quando o assobio parece estar perto, é porque ela está longe; quando o som parece estar longe, é porque a Cumade está por perto.
Incoerência só permitida a uma criatura mágica.

Quando sair pra acampar, fique atento quando escutar um assovio, e nessas horas nunca diga que não acredita em Cumade Fulozinha..

Mademoiselle Vieira disse...

Mais uma criatura que assombrava a infância de Kikil e de outras crianças de Pernambuco... o "Papa-Figo"...

Ele costuma sair à noite ou ao fim da tarde, na hora do crepúsculo, aproveitando o horário de saída das escolas. Ele é velho, sujo, sofre de hanseníase e tem o corpo coberto de chagas. Procura por crianças, atraindo-as com o intuito de raptá-las... extrair.. e comer.. seus fígados!!
(daí o nome "papa-figo"...)

Anônimo disse...

Aqui onde eu moro existem muitas lendas,a mais conhecida é a de cumade fulorzinha!
Muito ilária pow!
Gostou!?!?!?!?!?!?!?!?!?