quarta-feira, 14 de maio de 2008

Charlotte Gainsbourg + Nina Simone in Nuovomondo


Ontem me lembrei desse filme que vi em Paris, em 2007. O filme chama-se Nuovomondo, aka Golden Door (veja o trailer), do cineasta Emanuele Crialese (ele inclusive estava presente na sessão e comentou o filme ao final..). O filme é uma versão bem poética e cheia de imagens fantásticas (esse fantástico aqui é de realismo fantástico mesmo), ao falar de um problema que afeta muitas pessoas em muitas épocas: a desesperança com a vida atual e o sonho de uma vida melhor em uma terra prometida. A terra da desesperança em questão é a Itália, Sicília, o ano é 1904. E a terra prometida é a "América" aka Estados Unidos. E, após ver fotos fabulosas da 'America' (como cebolas do tamanho de uma bola de alongamento, árvores que fabricam dinheiro, and so on), o sonhador e superticioso Mancuso decide que é hora de levar sua família para um lugar melhor. E decide partir nessa viagem rumo ao Novo Mundo. A partir daí o filme fala dessa viagem de navio (os encontros e os desencontros) e a passagem pelo controle de imigração (os medos e as frustrações).

Mas duas coisas pra mim foram marcantes nesse filme, além do filme em si. A primeira foi ver a maravilhosa Charlotte Gainsbourg em cena, como a misteriosa imigrante inglesa (viajando em um navio onde só tinham italianos e pra ser aceita na imigração ela precisa arrumar um homem que aceite se casar com ela).
Quem não conhece Charlotte, essa francesa ultra-tímida, mas super talentosa precisa ver esses vídeos aqui:
The songs that we sing, é o nome de uma canção dela que fez um enorme sucesso na França, e que eu particularmente adoro!! Nesse álbum ela gravou todas as músicas em inglês (embora seja francesa). E o motivo, ela disse que era pra tentar se dissociar um pouco do seu pai, o famoso cantor francês Serge Gainsbourg. Quem nunca ouviu aqueles versos quase pornográficos sussurrados: "uh uh uh uh Je t'aime... oui, je t'aime... moi non plus" (veja esse vídeo!!).
Encontrei, inclusive no Youtube (santo Youtube!!) esse vídeo que mostra Charlotte com seu pai Serge, ela novinha ainda (veja).

A segunda coisa que me marcou muito nesse filme foram os sustos que eu tomei quando em dois momentos chaves, começou a tocar ninguém menos do que Nina Simone.. com sua belíssima Feeling Good e a comovente Sinnerman. E pensar que eu nunca tinha prestado atenção em Nina até aquele dia (é, pois é, nem eu acredito!). Mas durante o filme, quando essas músicas começaram a tocar eu fiquei em estado total de êxtase.. mas só mesmo assistindo pra sentir o que eu estou dizendo. Depois disso, Nina faz pra sempre parte do meu acervo musical. E Sinnerman foi o meu hino nos tempos de angústia em Paris. Veja a letra abaixo pra entender. é que eu me colocava no lugar do tal pecador lá, que procurava ajuda em tudo quanto era lugar e todos mandavam ele pra um outro canto, até que só restou pedir ajuda ao diabo, que este sim o aguardava calorosamente..


Soundtrack: Golden Door (The)
Title: Sinnerman (Nina Simone)


Sinnerman where you gunna run to
Sinnerman where you gunna run to
Where you gunna run to
All on that day

Well I run to the rock
Please hide me I run to the rock
Please hide me I run to the rock
Please hide me lord
All on that day

Well the rock cried out
I can’t hide you the rock cried out
I can’t hide you the rock cried out
I ain’t gunna hide you god
All on that day

I said rock what’s a matter with you rock
Don’t you see I need you rock
Don’t let down
All on that day

So I run to the river
It was bleedin I run to the sea
It was bleedin I run to the sea
It was bleedin all on that day
So I run to the river it was boilin
I run to the sea it was boilin
I run to the sea it was boilin
All on that day

So I run to the lord
Please help me lord
Don’t you see me prayin
Don’t you see me down here prayin

But the lord said
Go to the devil
The lord said
Go to the devil
He said go to the devil
All on that day

So I ran to the devil
He was waiting
I ran to the devil he was waiting
I ran to the devil he was waiting
All on that day
Oh yeah

Oh I run to the river
It was boilin I run to the sea
It was boilin I run to the sea
It was boilin all on that day

So I ran to the lord
I said lord hide me
Please hide me
Please help me
All on that day

Said God where were you
When you are old and prayin
Lord lord hear me prayin
Lord lord hear me prayin
Lord lord hear me prayin
All on that day
Sinnerman you oughta be prayin
Oughta be prayin sinnerman

Nenhum comentário: