terça-feira, 13 de maio de 2008

Camille Dalmais


Eu tive contato com essa jovem e fantástica artista, em 2006, quando estudava francês no Dis Donc, e em uma das aulas, Murielle nos apresentou o clip da sua música de estréia, Paris (veja o vídeo!!)... Fiquei extasiada.. fiz a comparação óbvia com Björk.. e embora a professora (uma francesa) reclamasse da voz esganiçada e das letras debochadas, eu me apaixonei de cara.. e justamente por essas duas coisas.. Achei Camille um sopro de juventude e novidade no marasmo chato das canções francesas antigas que eu sempre tinha escutado (não que eu não ame Edith Piaf, Jacques Brel, Charles Aznavour, Serge Grainsborg, por favor, não é isso).. mas é que ela era diferente de tudo o que eu já tinha ouvido... e não era aquela coisinha xoxa da atual primeira dama francesa, Carla Bruni, que fazia sucesso na novela das oito com seu Quelqu'un m'a dit (tudo bem, eu tenho o meu passado negro com Quelqu'un m'a dit também, mas abafa!!).

Bom, nessa época, o Dis Donc planejava um festival de músicas francesas com seus alunos, e eu já sabia exatamente quem e o que gostaria de cantar.. e foi maravilhoso cantar Paris acompanhada do genial pianista, meu amigo Ewerton, que é outro fã de Camille..
essa foi inclusive uma performance musical que me rendeu uns 15 minutos de fama no curso de francês.. até hoje sou lembrada como a menina que cantou Camille no festival... tudo bem que rola um marketing de Carmen, mas ninguém precisa saber disso né?
tenho um vídeo desse momento, e talvez eu o coloque depois no Youtube, vamos ver..

E, pra completar a sucessão de fatos que fez Camille entrar pra sempre na minha vida, em abril/2006 ela veio a Recife, pro Festival Abril Pró-Rock.. meia dúzia de gatos pingados foram lá conferir o som experimental da moça, que naquela ocasião tinha lançado o seu segundo álbum, o FANTÁSTICO Le Fil (O Fio). Esse álbum tem uma característica super interessante: todas as faixas são ligadas por um fio invisível.. ela disse que "Tive vontade de encontrar o fio que me liga a mim mesma”.. E ela usa esse fio no palco em seu show também. E quando acaba o show o fio é cortado.

Nesse álbum algo que me chamou a atenção foram as percursões corporais em diversas músicas.. e que se tornam ainda mais impressionantes nas performances ao vivo..

Veja uma amostra do que estou falando no vídeo de Au Port..
e nesse vídeo de Ta Douleur
Ah, nesse vídeo tosco aqui ela faz percursão corporal junto com outros músicos, ao som de "Berimbau sim, berimbau não, berimba-berimba berimbau"... imperdível!!

Outro vídeo que gostei muito foi essa versão de La Demeure d'un Ciel, do álbum Le Sac Des Filles... só ela e uns sampleados feitos a partir da sua própria voz.. ela ia fazendo os vocalises, que iam sendo gravados e juntados à música e aos novos vocalises... Genial!

Enfim, espero ter podido iniciar alguém no mundo Camille.. é um universo sem volta..
muita gente não gosta, acho que eu arriscaria dizer que a maioria...
mas quem gosta fica apaixonado e querendo sempre mais.
(e devo dizer que as performances ao vivo dela são imperdíveis.. então se ela aparecer por aí na sua cidade, não hesite: vá ver!)

And that's all for now, folks

ah, o título do blog, La Jeune fille aux cheveux blancs (A jovem garota de cabelos brancos), é o título de uma música de Camille.. depois posto aqui..

now it's goodbye :)

3 comentários:

Vaninha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vaninha disse...

Só complementando...
Acabo de saber, por Ewerton, que no vídeo tosco Camille faz um som junto com o Barbatuques, um grupo Brasileiro de percursão corporal.
Fui catar algo sobre eles no Youtube e vi esse vídeo incrível aqui:
Barbatuques - Baiana

MMG disse...

Vaninha,
Je suis ravie que tu aies découvert Camille-que tu sembles adorer- grâce à moi, ça veut dire que j' ai rempli mon rôle de transmetteur de la culture, c'est super !!