sexta-feira, 30 de abril de 2010

Impressoes sobre a China: Dias 13, 14 e 15 - Beijing

Ni hao again e pela última vez..

descrevendo primeiras e segundas impressões sobre a grande China. vivendo os momentos finais dessa viagem fascinante..

amanhã é meu último dia em Beijing.



sobre Pequim, as impressões finais foram: adorei!! aqui estavam muitas das coisas que eu esperava encontrar na China, e não decepcionou.. mesmo com chuva, frio, tempo curto, e inquietações sobre viagens e idiomas, valeu a pena.. não deu pra ver tudo, mas deu pra sentir o clima..
Não vou me alongar nos comentários mas digo uma coisa: é fascinante!!

ver a Cidade Proibida e lembrar das cenas do filme O Último Imperador..
o lindíssimo Temple of Heaven com todo o seu simbolismo de nuvem, fênix e dragão..
conhecer a história da concubina que virou imperadora Cuxi e colocou dois dos seus filhos, sendo um bastardo, no trono.. e a casa de verão que ela construiu, a Summer Palace..
vi show de Kung Fu..muito bacana..

e principalmente, marquei um V em uma das coisas que mais queria ver na vida: a Grande Muralha da China.. incrível.. indescritível..
e, lógico, comprei muitas mas muitas bugigangas chinesas..

e bebi muito chá verde e cerveja Tsingtao..


Amanhã vou visitar o templo do Lama que tem uma estátua do Buda de 26 metros de altura!! são 18m acima do solo e 8m abaixo, para dar base e não deixar a estátua tombar. E outra coisa interessante é que é formada de um único tronco de uma única árvore!


escrevo esse texto após remexer e atualizar fotos nos álbuns..
ao som das músicas chinesas passadas para mim pela simpática guia Irene, e sentindo o cheiro dos incensos e chás chineses comprados há pouco..
imaginando o que ainda falta conhecer nessas últimas horas restantes..
com muita dor de cabeça, inquieta com o vôo de amanhã e as inseguranças causadas pelo caos aéreo.. e sem coragem para arrumar as
malas..
rever as fotos, relembrar momentos, ajudam a relaxar, a pensar no que
passou e a pensar no que está por vir..
Me sinto meio Marco Polo voltando ao ar depois de um longo tempo imersa em uma cultura tão diferente..
me sinto diferente..
foi muito bom durante a viagem receber mensagens e emails de amigos queridos demonstrando alegria em compartilhar momentos..
essa é a idéia..


algumas notas dissonantes:

1. a vida noturna que, ou eu não soube procurar, ou é fraca mesmo.. restaurantes centrais fecham antes das 22h, deixando McDonalds e KFC como primeiras opções..


aliás, 2. o excesso de apelo ocidental.. está ficando difícil reconhecer a Pequim oriental, como foi bem vista em Pingyao.. a capital tem toda a pinta de qq grande metrópole ocidental.. exceto pelas letrinhas bonitinhas...

3. a visita guiada aos hutongs, que constrange ao mostrar a casa de uma "típica família chinesa".. me senti incomodada e nem foto consegui tirar.. parecia mesmo comercial do governo para mostrar: "olha como nossos pobrecitos são felizes"


4. os restaurantes típicos chineses, frequentado por chineses.. muito barulhentos, copos e talheres com cara de sujo, e pior: é permitido fumar dentro em qq lugar.. e viva a lei anti-tabagismo brasileira!


5. a falta de elevador e escada rolante em locais públicos.. tudo bem que aqui eles respeitam e literalmente carregam os mais velhos e cadeirantes nas costas..


6. o mercadão de venda de espetinhos de grilos, gafanhotos, lagartixas e afins.. eles deixam os bichos esperneando nos espetinhos até morrer.. ou então fritam vivos mesmo.. e o mal cheiro do local é tal que não conhecíamos nenhum igual..


7. a aparente falta de conhecimento dos jovens chineses sobre música chinesa.. Irene foi a única guia com quem consegui conversar um pouco sobre música e com quem troquei canções chinesas/brasileiras..


8. viver o tempo inteiro com a sensação de: será que estou sendo enganada? será que o preço é esse mesmo? será q a intenção é mesmo esta?

bem, é isso..

Amanha espero estar no aviao, e no domingo 11h espero pousar no ALEM..

continuem as rezas pq parece q o caos tá mais controlado..
hoje minhas companheiras de viagem, Cristina e Adriana embarcaram, deixando muitas saudades..

amanhã seguimos eu, Vanessa e Beto.. os últimos da conf a chegar na China e provavelmente os últimos a ir embora tb...
espero não encontrar nenhum taxista no meio do caminho..


então acabou né?..
até breve, e no Brasil, espero..


Ni hao!!


(Texto originalmente escrito em Beijing, 23 de abril de 2010 17:06 horário chinês)

Nenhum comentário: