segunda-feira, 26 de abril de 2010

Impressoes sobre a China: Dia 07 - Chegada en Shanghai

Acordada há mais de 30 horas seguidas, com um fuso horario de 11 horas a mais do que o Brasil, frio de 5oC nas ruas, adrenalina pós viagem, pós chegada, pré e pós apresentacao na conferência. Agora tudo calmo, tomo um café no saguão do hotel 5 estrelas, super luxo, enquanto escrevo esse texto.

Tento submeter no blog e surprise!! o blog não funciona aqui.. e o facebook também não.. que coisa não é? alguém tem uma dica do porquê a internet é censurada aqui na velha China de Mao-Tsé Tung? parece bizarro total pra gente né? censura na internet??? pois é... é isso aí... bem vindos a um país comunista controlado pelo governo!

Bom, eu tinha varios relatos de Paris para fazer, dos dias em que lá estive, estao anotados no meu caderninho da Google, mas diante do dia incrivelmente agitado de hoje, não tenho cabeça pra falar do passado..
o hoje está presente demais..

Engraçado que nessa viagem está parecendo que as longas viagens de aviao sao as que reservam mais contratempos e historias pra contar. Com o voo AF-112 de Paris a Shanghai nao foi diferente...

A história que eu tenho pra contar hoje é boa.. boa agora, pq no momento da ocorrência foi tragica..

primeiro, contar do avião. Lembram da viagem Rio-Paris, com a senhora inglesa passando mal a viagem inteira ao meu lado?? Acredita no que aconteceu agora, no trecho Paris-Shanghai???
sim sim sim!
o raio cai sim no mesmo lugar várias vezes..
e sim, a senhora ao meu lado TAMBEM passou mal!!!
aaaaaaaaaaahhhhhhhhhh
e passou tao mal que quase desmaiou e teve que receber oxigenio durante o voo.. dessa vez a nacionalidade era colombiana, da cidade de Medellin. Viajava com sua filha já há mais de 15 horas e nao aguentou mais um voo.. Iam a Shanghai pra comprar muamba pra revender na Colombia. Dessa vez, trocamos de lugar e nao fui incomodada toda a noite. Mas quem me incomodou foi a apresentacao que iria fazer logo apos a chegada e ainda nao estava pronta.

E se no voo passado tinha os adolescentes brasileiros barulhentos, dessa vez bastou 1 único chinesinho de alguns meses para fazer barulho semelhante. A pequena criatura tinha uma garganta poderosíssima e conseguiu incomodar o voo absolutamente inteiro, durante pelo menos 50% do trajeto! e estava umas duas fileiras à minha frente.. Que sorte hein?

Chegando a Shanghai, eu, Vanessa e Beto (o marido dela) o encantamento com as letrinhas chinesas em todos os avisos, deu lugar à percepção de que: estamos fritos! quando, nem no aeroporto, conseguíamos nos comunicar satisfatoriamente com o povo em inglês. Falar e entender chinês é quase impossível. E entender o inglês deles é quase impossível também. Embora tenha até percebido boa vontade em tentar se comunicar.

Com muito custo e boa vontade entendemos como fazer para chegar na cidade e o caminho mais cool era: pegar o Maglev, o trem mais rapido do mundo que chega a uma velocidade de 450Km/hora!!!! ele tem um sistema de magnetismo que faz com que o trem literalmente voe sobre os trilhos!! Um luxo, com cara de absurdo e desperdício, uma vez que essa maravilha tecnologica faz um unico trecho: Aeroporto - estação do metrô, de 30km apenas!! trecho esse q ele cobre em no máximo 8 minutos. Mas foi legal ver os carros passando na pista super rapido por nós, enquanto voavamos por cima deles.

Chegando à estação vem a novela do taxi. Tomamos todas as precauções, alertados sobre a grande incidência de chineses mal carater que tentam enganar turistas. Recusamos o assédio do motorista suspeito e nos dirigimos à fila correta oficial do aeroporto. Sabíamos que a corrida nos custaria uns 100 yuans (dinheiros chineses) no máximo.

Mas qual não é nossa surpresa ao ver no marcador indicando já uns 150 dinheiros e a viagem nem parecia querer terminar. Fomos questionar o motorista do porquê do valor tão caro. Ele, com o inglês Ching-Ling dele perguntou quanto queríamos pagar (sim, aqui na China já me falaram isso, que eles sempre tentam passar a perna nas negociacoes e que chegam a esse absurdo de fazer vc dar o preço q qr pagar por algo).. enfim, falamos um valor que consideramos correto, ele disse (foi o que entendemos pelo menos) que se queríamos pagar mais barato não era com ele, algo assim, e ameacou nos levar de volta pra estação do Maglev.

Imagina o desespero! a cidade cheia de letrinhas esquisitas, e esse taxista ameacando deixar a gente à deriva. E a minha apresentacao seria dali umas 5 horas e ainda tinha q fazer check in no hotel e terminar o ppt!!!

Bom, o marido da minha amiga já estava muito puto e começou a dizer
que iria chamar a polícia quando a gente chegasse no hotel. Ainda tentamos eu e Vanessa falar com o taxista para tentar apaziguar a situacao e garantir que seriamos levados pro hotel, pq até entao nao sabíamos nem para onde estavamos sendo levados e o velocimetro só aumentando, já estava nos 300 yuan!!!

E eis que de repente, no meio de uma grande avenida o cara para o taxi e avisa pra gente sair. Ali mesmo no meio da rua e da avenida. A gente ainda tentou argumentar, mas não teve conversa: fomos expulsos. Pegamos a mala e ele vira e fala: Money, money! olha, que cara de pau! nos larga no meio da rua e quer os 300 absurdos dinheiros chineses que ele queria nos roubar (quando o certo, soubemos depois, seria entre 60 e 80 dinheiros no máximo).

O clima fechou, Beto partiu pra cima dele dizendo que nao ia pagar,
começou a gritar pela polícia, começou a juntar gente, o taxista ameaçou pegar Beto na porrada e Beto cresceu pra cima dele, e eu e Vanessa desesperadas no deixa disso, com medo que a coisa ficasse pior. (e isso só tinhamos o que? 2 horas de China?)

Resultado: o taxista largou um "fuck you" pra nós e saiu puto, e Vanessa, carioca descolada, já imaginava ele voltando com a gang de taxistas amigos.

O desespero agora era: como conseguir um taxi no meio da rua, sem falar nada de Ching-Ling e sem os ching-lings falarem nada de inglês!!!

Beto teve a brilhante idéia de brincar de imagem e ação e começou a fazer desenhos para indicar o que a gente queria.

Feito isso, pagamos a justa quantia de 20 yuan para um taxista amigo
simpatico.. até o hotel ultra chique que estamos hospedados. Ufa! e foi isso..

A apresentação da conferência no final das contas, depois de um dia confuso, corrido, cansativo e de chuva, foi legal.. disseram que eu falei demais.. mas na minha sessão tinham 7 papers previstos, e só 3 compareceram.. resultado: desandei a falar por uns 40 minutos acho (quando o tempo era uns 15 a 20min). O resultado foi positivo: ao final consegui falar com algumas pessoas interessadas em trabalhar juntos em projetos. Vamos ver como ficam as coisas amanhã.

Depois tem a história do primeiro jantar típico chines e as "maravilhas" a que fomos apresentados. Se vc pensa em comida China in Box quando pensa em comida chinesa, esqueça!! depois de sair de Paris, onde a culinária é a mais refinada e gostosa do mundo, o mundo gorduroso, sem sal, e esquisito chinês é dureza.. mas essa conversa só vale com fotos..

Ni hao! Xei xei e até a próxima!

(Esse texto foi originalmente escrito em 14 de abril de 2010 21:32 - horario chines)

Nenhum comentário: