quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dia 01 - Ssa-Rio-Paris


Alguns me pediram que eu tentasse fazer um diario da viagem. Nao sei se vou conseguir, mas prometo de vez em quando postar algo, pelo menos.

Ok. entao e isso, jah estou em
territorio frances. o ceu nesse 08 de abril de 2010 estah cinza, bem parisiense, um friozinho bom de 9 graus.
tudo foi tranquilo, voos no horario, nao chovia no Rio, cheguei a tempo no aeroporto de SSa (apesar da correria no transito caotico da cidade pra chegar nas 2h antes.. obvio q nao consegui e soh cheguei 1h antes.. depois de um cha de cadeira num pobre taxista e numa amiga bem
intencionados. Merci a vous deux!

quero me desculpar pela falta de acentos, mas nao estou me encontrando nesse teclado frances.

falando do voo, apesar de longo, foi tranquilo.. com direito a champagne, queijo camembert e tudo o mais.

as notas dissonantes foram:

1. a senhora inglesa sentada ao meu lado que passou mal o voo absolutamente inteiro e vomitava sem parar ao meu lado, a pobre.. fui acordada diversas vezes durante a noite pra q ela pudesse ir ao banheiro

2. o grupo de adolescentes brasileiros de blusinha amarela e
3. o grupo de adolescentes brasileiros de blusinha preta com a estrela de davi
(dissonante pq, junte uns 50 adolescentes animados com o passeio internacional em um voo num aviao lotado e super apertado. agora experimente se concentrar em um filme ou tentar dormir aproveitando o intervalo do mal estar da senhora inglesa. Ainda bem q sempre se pode recorrer a tampoes de ouvido)

e 4. a minha confusao com os portoes de saida que me fez sair da area de desembarque sem minhas bagagens!! hora de gastar o frances e testar a simpatia, humor e burocracia francesas para descobrir como fazer para ter minha mala de volta. com direito a entrar novamente pela
saida (dando uma brasileirada na rigidez francesa).

A boa acao do dia foi:
- no episodio da bagagem eu nao fui a unica atrapalhada, outra brasileira que nao fala frances, estava tao desorientada quanto eu. Malas encontradas depois de longas caminhadas, uns 15 funcionarios consultados, idas e vindas por umas 6 esteiras de bagagem. Olhar agradecido do tipo: nao teria conseguido sem voce.

a nota curiosa foi:
- saber que o grupo de blusinhas pretas eram todos judeus (estrela de davi, pegou?) e o destino deles nao era Paris, mas a Polonia. Iam visitar os campos de concentracao para saber o que ocorreu com seus antepassados. Depois iriam a Israel. Isso faz parte da formacao
judaica. Interessante. Por essa visao, visitas a Jerusalem deveriam ser obrigatorias na formacao de jovens cristaos.

E eh isso. Estou em casa, da minha amiga Marine, na bucolica e boemia Montmartre, aquele bairro onde foi filmado Amelie Poulin, tomando coragem pra enfrentar o frio e lutando contra o cansaco e vontade de dormir horas.

Agora vou ser obrigada a sair porque descobri que o plug do meu notebook nao funciona nas tomadas daqui. Tenho que comprar um adaptador!

Bisous et à bientôt!!

(visão geral de Montmartre)

3 comentários:

Unknown disse...

Opa!
Então vamos ter um pequeno diário de bordo?
=) Tomara que dê para nos sar um gostinho do que andas vendo por ai!

Soraya G. Maciel disse...

Aêêê vamos acompanhar o seu diário de viagem!!! E quero mtas de suas histórias por aqui!
Escreva Vaninha escreva!
:)***

Manuele Ferreira disse...

rsrsrsr Ahh.. n foi vc q disse q teclado frances eh facil??

Estarei aq acompanhando sempre a sua jornada. bjos