sábado, 3 de abril de 2010

Viagens (2): "ah, vai pra China!"

Essa frase singela, dita num sotaque carregado pernambucano, quer dizer literalmente: "vai se catar"!

Bem.. parece então que eu tô indo mesmo me catar né?
É até engraçado alguns diálogos que tive recentemente por conta dessa viagem:
engraçado pela repetição. Parecia texto combinado, porque ocorriam sempre, com pequenas variações, mas sempre mais ou menos assim:
Pessoa: vai viajar né?
Eu: pois é.. vou sim.
P: vai pra onde?
Eu: vou pra China.
P: hahaha vai pra China? mais hahaha
Eu: é, ué
P: sério, tu vai mesmo? (agora já acreditando um pouco mais) Nossa! que legal!
Eu: legal mesmo. Viagem de uma vida.
P: tire fotos, viu? muitas fotos!!
Não posso esconder a excitação, a ansiedade, mas principalmente o medo.
Essa segunda parada da viagem será para mim a totalmente desconhecida e estranha China. Nem imagino o que me aguarda. Tenho lido muitos livros a respeito, e conversado com pessoas que lá estiveram. Muitos depoimentos, todos unânimes ao afirmar que a principal barreira é sem dúvida o mandarim. Idoma estranho falado por gente esquisita, que tira fotos de turistas, pois eles sim é que são as atrações, os diferentes, no mar de 1 bilhão e tal de olhinhos puxados. Como será que vai ser? O que viverei por lá?

A sorte é que terei a proteção de vários brazucas que também estarão participando da mesma conferência que eu. Mesmo assim, ansiedade pouca é bobagem. Quando imaginei um dia ir até o outro, totalmente o outro mesmo, lado do planeta?

33 horas de viagem, entre conexões e vôos!

Darei notícias chinesas, com certeza!! e em breve retorno a esse blog com impressões sobre essa que será, sem sombra de dúvida, a principal imersão cultural da minha vida. Porque fato é, o que me espera certamente será uma virada de 180o em tudo o que já vivi até aqui. Se assim não o for, confesso que voltarei decepcionada.
O medo me apavora, mas não me paralisa. Vamos encarar o mandarim, e comer grilos, escorpiões e o que mais tiver por lá!

Vamos então a algumas fotos para já ir dando o gostinho do que terei pela frente!



Destino 1: Shanghai:

Xangai (ou Shanghai) é a maior cidade da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes!!! Localizada na costa central da China oriental, na foz do rio Yangtze. É a São Paulo chinesa. Só que com mar e porto. Pontos turísticos: Bund, Templo da Cidade de Deus, o moderno e em constante expansão centro financeiro de Pudong, onde está localizada a famosa Torre Pérola Oriental. Xangai é também conhecida e visitada por sua nova reputação como um centro cosmopolita da cultura e do design.




Destino 2: Xian:

Xian é uma cidade da China, capital da província de Shaanxi na Republica Popular da China. Situa-se no vale do Wei. Foi a capital da China ao longo de várias dinastias: Chin (255 a 206 a.CC), Han (202 a.C. a 25 d.C.) e Tang (618 a 907). Xi'an é o limite oriental da Rota da Seda e é conhecida como o lugar do Exército de terracota, construídos durante a dinastia Qin. A cidade tem mais de 3,100 anos de história e era conhecida como Chang'an até a Dinastia Ming. A cidade tem vários locais históricos importantes, e alguns ainda são sitios arqueológicos produtivos. Existem várias tumbas, como a dos Reis da dinastia Zhou localizadas na cidade. Xi'an ainda tem 800 mausoléus reais e tumbas da dinastia Han, e algumas delas têm centenas de esculturas de soldados de argila. O Museu de história da cidade é um antigo templo confuciano do século XI que contem grandes pedras talhadas de diversas dinastias.





Destino 3: Beijing:

Pequim é a capital da República Popular da China (desde 1949) e é a sua segunda cidade mais populosa. Em mandarim seu nome significa capital do norte. Durante séculos ela foi a maior cidade do mundo e hoje tem cerca de 10,3 milhões de habitantes. Situada ao norte do país, Pequim é famosa pela Cidade Proibida, o palácio dos imperadores chineses desde o século XV. Foi capital do Império Chinês de 1421 a 1911. Comparativamente, seria a nossa Rio de Janeiro. Taí a razão pela qual não podia deixar de ir lá!





Destino 4: Muralhas da China:

A Muralha da China ou "Grande Muralha" é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial. Embora seja comum a ideia de que se trata de uma única estrutura, na realidade consiste em diversas muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de cerca de dois milênios. Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística. As suas diferentes partes distribuem-se entre o Mar Amarelo (litoral Nordeste da China) e o deserto de Góbi e a Mongólia (a Noroeste).




(Fontes: Wikipedia.com)

Um comentário:

Soraya G. Maciel disse...

Ahh vai pra China literalmente!!! lendo o seu blog dá pra viajar junto com você por lá!
Não esquece de contiuar postando pra gente viajar com vc também!
bjuss