sábado, 3 de abril de 2010

Viagens (1): O velho continente e o mundo antigo

Já estou na contagem regressiva para essa que será certamente uma das viagens mais inesquecíveis da minha vida.. afinal, é de fato uma viagem de uma vida: França (Paris, Mont Saint-Michel, Rheims-Champagne) e China (Xangai, Pequim, Xian)!

A ansiedade é enorme. O medo idem.

Ainda bem que a primeira parada é a bela Paris. Meu primeiro destino internacional, fruto da minha ansiedade no passado, hoje é sinônimo de casa, "lar, doce lar". Fora do Brasil é o lugar que posso mais chamar de minha casa. Com amigos me esperando, para matar saudades, conversar sobre a vida e o que aconteceu nesse tempo todo. 2 anos e meio depois. Hora de resgatar memórias, lembranças. Hora de resolver questões médicas pendentes. Hora de planejar coisas futuras. Hora de conhecer em 5 dias o que não consegui conhecer em 11 meses. Hora de sentir felicidade e prazer, no lugar em que minha última lembrança é de dor, tristeza, solidão, e vontade enorme de voltar pra casa. Sim, Paris é minha casa tb. E para lá quero voltar e sentir esse gostinho de: "que bom que estou aqui".

Vou tentar finalmente conhecer o Mont Saint Michel e a região da Champagne. Dois lugares que tive muuuuita vontade de ir quando morei lá, mas que foi abortado bruscamente com o acidente. Hora de recuperar o tempo perdido!

Vamos curtir um pouquinho de cada lugar da parte francesa da viagem, pra já ir dando o gostinho! Depois falo da parte chinesa! :-)




Paris: cidade-luz. Capital da França. Principal destino turístico do mundo. Aquela que considero a cidade mais linda que já visitei. Cada hora do dia, uma nova cidade, novas paisagens. Impossível conhecer verdadeiramente Paris e não amá-la.






Mont Saint Michel: esse monte é um ilhote rochoso na embocadura do Couesnon, no departamento da Mancha, França, onde foi construído um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. O monte era ligado ao continente através de um istmo natural que era coberto pelas marés altas. Ao longo dos séculos a planície alagável em torno foi sendo drenada para criação de pastagens, reduzindo a distância do rochedo à terra, e o rio Cousenon foi canalizado, diminuindo seu aporte de água e acelerando o assoreamento da baía. Em 1879, o istmo foi reforçado e tornou-se uma passagem seca perene. Em 2006, o governo francês anunciou um projeto para tornar novamente o monte uma ilha com a construção de barragens, devendo ser completado em 2012. Vão estragar toda a festa, ou seja! se quiser conhecer o melhor do Mont Saint Michel, vá logo! antes que ele volte a ser ilha.





Rheims-Champagne: Reims é uma comuna francesa na região administrativa de Champanha-Ardenas, no departamento Marne.



Nenhum comentário: