domingo, 2 de maio de 2010

Sabe como é seu nome em chinês?


Ainda no clima de retorno da China, minhas navegações pela internet fatalmente me levam a sítios que me ajudem a compreender o que vi por lá.
E uma das coisas mais intrigantes para mim, sem dúvida, são os caracteres chineses. Como não me preparei para essa viagem, fui sem saber nada de nada de mandarim. E a sensação de ser analfabeta não é das mais agradáveis. Ver sinais que não te dizem absolutamente nada, que seu cérebro não associa com coisa nenhuma é bem desanimador... e quando a compreensão desses símbolos misteriosos implica na sua sobrevivência em uma situação de perigo, a ignorância assumida é frustrante e angustiante.

Não sei se voltarei ou quando voltarei à China, mas voltei decidida a aprender pelo menos o kit básico de sobrevência em mandarim... Nessas minhas andanças me deparei com um site bem interessante, que tem curso online da fonética e dos caracteres chineses! Opa! tudo o que eu queria..
Tudo bem, que a parte que mais naveguei no site até agora foi a geração do seu nome em caractere chinês.
Lógico que não encontrei Vaninha. Mas tem Vânia, e surprise:
o som de Vânia em pronúncia Pinyin é exatamente o som do meu nome no diminutivo !!

Nome : Vânia
Caracteres chineses : 瓦妮娅
Pinyin : Wǎ nī yà

ou seja, minha querida mãe foi uma visionária e me deu logo o nome como ele deveria ser corretamente pronunciado em mandarim!

A figura que ilustra esse post é a do meu nome colocado em uma pintura de mulher chinesa.

Para quem ficou curioso e quer ver seu nome em chinês aqui está o site:
http://www.a-china.info/nomes

Ni hao! e Zai Jian!

ou 你好! e 再见!

(Tradução: Olá! e Adeus!)

Um comentário: