sexta-feira, 30 de abril de 2010

Impressoes sobre a China: Dias 13, 14 e 15 - Beijing

Ni hao again e pela última vez..

descrevendo primeiras e segundas impressões sobre a grande China. vivendo os momentos finais dessa viagem fascinante..

amanhã é meu último dia em Beijing.



sobre Pequim, as impressões finais foram: adorei!! aqui estavam muitas das coisas que eu esperava encontrar na China, e não decepcionou.. mesmo com chuva, frio, tempo curto, e inquietações sobre viagens e idiomas, valeu a pena.. não deu pra ver tudo, mas deu pra sentir o clima..
Não vou me alongar nos comentários mas digo uma coisa: é fascinante!!

ver a Cidade Proibida e lembrar das cenas do filme O Último Imperador..
o lindíssimo Temple of Heaven com todo o seu simbolismo de nuvem, fênix e dragão..
conhecer a história da concubina que virou imperadora Cuxi e colocou dois dos seus filhos, sendo um bastardo, no trono.. e a casa de verão que ela construiu, a Summer Palace..
vi show de Kung Fu..muito bacana..

e principalmente, marquei um V em uma das coisas que mais queria ver na vida: a Grande Muralha da China.. incrível.. indescritível..
e, lógico, comprei muitas mas muitas bugigangas chinesas..

e bebi muito chá verde e cerveja Tsingtao..


Amanhã vou visitar o templo do Lama que tem uma estátua do Buda de 26 metros de altura!! são 18m acima do solo e 8m abaixo, para dar base e não deixar a estátua tombar. E outra coisa interessante é que é formada de um único tronco de uma única árvore!


escrevo esse texto após remexer e atualizar fotos nos álbuns..
ao som das músicas chinesas passadas para mim pela simpática guia Irene, e sentindo o cheiro dos incensos e chás chineses comprados há pouco..
imaginando o que ainda falta conhecer nessas últimas horas restantes..
com muita dor de cabeça, inquieta com o vôo de amanhã e as inseguranças causadas pelo caos aéreo.. e sem coragem para arrumar as
malas..
rever as fotos, relembrar momentos, ajudam a relaxar, a pensar no que
passou e a pensar no que está por vir..
Me sinto meio Marco Polo voltando ao ar depois de um longo tempo imersa em uma cultura tão diferente..
me sinto diferente..
foi muito bom durante a viagem receber mensagens e emails de amigos queridos demonstrando alegria em compartilhar momentos..
essa é a idéia..


algumas notas dissonantes:

1. a vida noturna que, ou eu não soube procurar, ou é fraca mesmo.. restaurantes centrais fecham antes das 22h, deixando McDonalds e KFC como primeiras opções..


aliás, 2. o excesso de apelo ocidental.. está ficando difícil reconhecer a Pequim oriental, como foi bem vista em Pingyao.. a capital tem toda a pinta de qq grande metrópole ocidental.. exceto pelas letrinhas bonitinhas...

3. a visita guiada aos hutongs, que constrange ao mostrar a casa de uma "típica família chinesa".. me senti incomodada e nem foto consegui tirar.. parecia mesmo comercial do governo para mostrar: "olha como nossos pobrecitos são felizes"


4. os restaurantes típicos chineses, frequentado por chineses.. muito barulhentos, copos e talheres com cara de sujo, e pior: é permitido fumar dentro em qq lugar.. e viva a lei anti-tabagismo brasileira!


5. a falta de elevador e escada rolante em locais públicos.. tudo bem que aqui eles respeitam e literalmente carregam os mais velhos e cadeirantes nas costas..


6. o mercadão de venda de espetinhos de grilos, gafanhotos, lagartixas e afins.. eles deixam os bichos esperneando nos espetinhos até morrer.. ou então fritam vivos mesmo.. e o mal cheiro do local é tal que não conhecíamos nenhum igual..


7. a aparente falta de conhecimento dos jovens chineses sobre música chinesa.. Irene foi a única guia com quem consegui conversar um pouco sobre música e com quem troquei canções chinesas/brasileiras..


8. viver o tempo inteiro com a sensação de: será que estou sendo enganada? será que o preço é esse mesmo? será q a intenção é mesmo esta?

bem, é isso..

Amanha espero estar no aviao, e no domingo 11h espero pousar no ALEM..

continuem as rezas pq parece q o caos tá mais controlado..
hoje minhas companheiras de viagem, Cristina e Adriana embarcaram, deixando muitas saudades..

amanhã seguimos eu, Vanessa e Beto.. os últimos da conf a chegar na China e provavelmente os últimos a ir embora tb...
espero não encontrar nenhum taxista no meio do caminho..


então acabou né?..
até breve, e no Brasil, espero..


Ni hao!!


(Texto originalmente escrito em Beijing, 23 de abril de 2010 17:06 horário chinês)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Impressoes sobre a China: Dias 10, 11 e 12 - Xi'an e Pingyao

Ni Hao again!

Estive offline total por 2 dias, pois na pequena cidade medieval de Pingyao a briga Governo chinês x Google ganhou ares de força total pro governo.. nada, absolutamente nada, da Google funciona por lá..

a nossa guia nos explicou que a questão é que o governo chinês tem um motor de busca próprio (o
Baidu), que impede consultas a informações sobre o governo chinês.. eles exigem q a Google bloqueie esse tipo de consulta/retorno de informações, o q a empresa do Vale do Silício, adepta da liberdade, se recusa a fazer. Minha leitura é que em grandes cidades como Shanghai, Beijing e Xi'an a pressão do mundo ocidental leva o governo a aliviar a barra nessa disputa.. Mas na pequena Pingyao de apenas 400 mil habitantes (!) e que preserva uma vida e história similares à da era medieval, o governo se sente mais livre para impor suas leis.

Mas que foi estranho não ter acesso ao Gmail isso foi.. e a estranheza aumentou ao perceber o quão vulneráveis ficamos quando colocamos parte das nossas vidas nas mãos de uma única empresa.. é a Google ficar fora do ar pra gente ver como é difícil hoje viver sem eles. Me abriu a mente para pensar em planos Beta de controle das minhas informações..

Agora, online, a preocupação é com a volta ao Brasil.. diversos professores e pesquisadores brasileiros e europeus ficaram literalmente presos na China. Alguns tiveram q desembolsar uma pequena fortuna por conta propria, torcendo por um futuro reembolso.. outros estendem a viagem pagando pequenas fortunas de diárias de hotel (afinal, aqui nao tem nenhuma casa de amigo pra ficar)... e outros, como eu, estão apreensivos com o futuro vindouro: será q conseguirmos embarcar e voltar pro Brasil? ficar preso na Europa já seria um bom lucro em relação à situação atual. Família: aumentem a quantidade de reza por mim por aí para que meu voo Air France do dia 24 de abril 12h50 seja confirmado e decole efetivamente.. do contrário, não sei como farei.. hoje soubemos que o vulcão islandês voltou a cuspir cinzas... essa situação q estamos vivendo aqui é um absurdo total! essa história do vulcão é muito sui generis!
como disse Fabiola, é um chamado da natureza avisando: olha, quem manda nessa zorra aqui de terra, mares e tb céus sou eu, entenderam homos sapiens?

e falando em homos sapiens e poderes, conhecer o famoso museu dos Guerreiros de Terracota na histórica cidade de Xi'an e tb a história das primeiras dinastias chinesas, deu um pouquinho do gostinho de imaginar essa história dos homens exercendo os seus podres poderes...

A China é um país cheio de superstições.. e a morte e as tumbas dos mortos famosos e poderosos reservam tesouros fantásticos para arqueólogos e historiadores... percebemos em Xi'an que os grandes tesouros chineses vieram justamente dos tumbões dos famosos da época.. esses Guerreiros é um achado arqueológico super recente.. pouco mais de 30 anos apenas!! e já é um dos maiores tesouros da terra.. aqui no museu tem as estátuas, em tamanho natural, de mais de 6400 militares (soldados, generais...) e seus cavalos.. eles representam diferentes povos, cada um com uma expressão e fisionomia proprias.. alguns completamente intactos após muitos milhares de anos de sepultamento.. outros foram maravilhosamente reconstruídos.. é um verdadeiro tesouro..

Duas coisas me chamaram muito a atenção em relação aos guerreiros..

1. a idéia megalomaníaca do imperador Qin.. fala sério né? criar e enterrar 8000 soldados em tamanho natural para representar o poder do seu exercito?? se manque imperador Qin! um outro imperador de outra dinastia mais recente teve uma idéia menos mega.. criou pequenos
soldadinhos, menores, mas igualmente bonitinhos pra manter a tradição dos mausoléus protegidos.. E o mausoléu do Qin foi tao bem cuidado que tinha uma especie de telhado protegendo os soldados de argila.. isso explica sua preservacao apos tanto tempo. Mas q são lindas e muito impressionantes as estatuas, ah sao mesmo.. um lugar totalmente "must
see"

e
2. a rapidez com que a China percebeu o potencial turístico desse negócio. Em pouco menos de 30 anos eles construíram do zero uma mega-hiper-ultra estrutura a partir de uma fazendinha (foram fazendeiros que encontraram os guerreiros ao escavar para obter agua para suas plantacoes.. inclusive eles pensaram q estavam profanando um local sagrado e q por isso seriam perseguidos pelos demonios dosbancestrais).. vcs não têm noção da infra q é esse museu... eu fiqueibsó imaginando: gente, imagina se no Brasil a gente descobre um sítio arqueológico dessa natureza... quantos anos levaríamos para chegar a uma infra final da magnitude do museu de Xi'an?? e cheguei à conclusão de que não chegaríamos. Ou pela corrupção, ou pela morosidade, ou sei lá o que.. o sítio permaneceria uma fazendinha no meio do jeb-jeb até que ou as obras fossem destruídas, ou algum governo estrangeiro percebesse o potencial e se apoderasse do tesouro recém descoberto.. ponto para os chineses.. aprendamos com eles!

Outra cidade que visitei foi a medieval Pingyao... em 1997 essa cidade ganhou da Unesco o título de patrimônio histórico da humanidade, por ser considerada a cidade que ainda vive o estilo medieval mais conservada do mundo.
Minhas impressòes sobre Pingyao..
agora, finalmente, tive a possibilidade de conhecer "a China como ela é".. e confesso a vcs que a China fora do circuito das megalópolis Shanghai-Beijing, é muito muito pobre... isso não é surpresa pra ninguem, já sabiamos disso.. mas depois de Shanghai e sua pujança poderosa, ver a situação de Pingyao foi mesmo desoladora..



tem a história da cidade q é fantástica.. a cidade realmente vive como nos tempos medievais.. toda ladeada por uma grande muralha que cerca todo o centro.. na parte comercial tem um monte de casinhas chinesas bonitinhas com as lanterninhas vermelhas na frente, tudo lindo pra
turista e Unesco verem.. mas gente, as ruelas internas, cercada por diversos hutongs, que tristeza!! como fiquei chocada!
Hutong, pra quem não sabe, é uma espécie de cortiço.. as famílias chinesas antigamente (e ainda hoje em dia) costumavam compartilhar espaços, as áreas externas.. a arquitetura geral é: uma porta frontal de entrada, e três casinhas formando um quadrado. A casa em frente, melhorzinha, pega mais sol e os quartos são maiores, e as duas laterais menores.. todas muito pequenas, em geral contendo mais ou menos o quarto.. banheiros e cozinhas em geral são compartilhados.. dentro desse espaço compartilhado vimos toda sorte de coisas.. muita sujeita, muito lixo acumulado, roupas penduradas, mta coisa velha, pessoas visivelmente carentes..

O turismo deu uma impulsionada na cidade, sentida em suas lindas coleções de sapatos artesanais, feitos à mão (Angie, achei isso a sua cara!), as caixinhas de joias feitas em Laca, e a arte em papel cortado ..

a modernidade é percebida nos tetos com aquecedores solares..

as chaminés em todas as casas lembram o tempo em que as camas eram de tijolos e para aquecê-las no inverno o recurso era literalmente tacar fogo embaixo da cama...

e as muralhas lembram o quão antiga a cidade é.. cada torre, com seus bonequinhos de argila vistos por lentes de aumento, conta uma parte da história de guerras para proteger a cidade..

A chegada e saída da cidade, a secura dos campos sem árvores e sem folhas, contrastam com os belos pés de cerejeiras, um pouco de poesia no deserto árido da pobreza explicita.. uma paisagem q lembra muito o interiorzão da Bahia, e que nos lembra que o mundo é mais parecido do
que pensamos.. os letreiros com as letrinhas ilegíveis chinesas nos traz de volta à realidade de que estamos do outro lado do planeta.. mas bem que podia ser logo ali, no Haiti, ou em uma parte do nordeste brasileiro.

Ni hao e até a próximo, com fotos..

(Este texto foi originalmente escrito em 21 de abril de 2010 à 00:38 - horario chinês)

Impressoes sobre a China: Dia 07 - Chegada en Shanghai

Acordada há mais de 30 horas seguidas, com um fuso horario de 11 horas a mais do que o Brasil, frio de 5oC nas ruas, adrenalina pós viagem, pós chegada, pré e pós apresentacao na conferência. Agora tudo calmo, tomo um café no saguão do hotel 5 estrelas, super luxo, enquanto escrevo esse texto.

Tento submeter no blog e surprise!! o blog não funciona aqui.. e o facebook também não.. que coisa não é? alguém tem uma dica do porquê a internet é censurada aqui na velha China de Mao-Tsé Tung? parece bizarro total pra gente né? censura na internet??? pois é... é isso aí... bem vindos a um país comunista controlado pelo governo!

Bom, eu tinha varios relatos de Paris para fazer, dos dias em que lá estive, estao anotados no meu caderninho da Google, mas diante do dia incrivelmente agitado de hoje, não tenho cabeça pra falar do passado..
o hoje está presente demais..

Engraçado que nessa viagem está parecendo que as longas viagens de aviao sao as que reservam mais contratempos e historias pra contar. Com o voo AF-112 de Paris a Shanghai nao foi diferente...

A história que eu tenho pra contar hoje é boa.. boa agora, pq no momento da ocorrência foi tragica..

primeiro, contar do avião. Lembram da viagem Rio-Paris, com a senhora inglesa passando mal a viagem inteira ao meu lado?? Acredita no que aconteceu agora, no trecho Paris-Shanghai???
sim sim sim!
o raio cai sim no mesmo lugar várias vezes..
e sim, a senhora ao meu lado TAMBEM passou mal!!!
aaaaaaaaaaahhhhhhhhhh
e passou tao mal que quase desmaiou e teve que receber oxigenio durante o voo.. dessa vez a nacionalidade era colombiana, da cidade de Medellin. Viajava com sua filha já há mais de 15 horas e nao aguentou mais um voo.. Iam a Shanghai pra comprar muamba pra revender na Colombia. Dessa vez, trocamos de lugar e nao fui incomodada toda a noite. Mas quem me incomodou foi a apresentacao que iria fazer logo apos a chegada e ainda nao estava pronta.

E se no voo passado tinha os adolescentes brasileiros barulhentos, dessa vez bastou 1 único chinesinho de alguns meses para fazer barulho semelhante. A pequena criatura tinha uma garganta poderosíssima e conseguiu incomodar o voo absolutamente inteiro, durante pelo menos 50% do trajeto! e estava umas duas fileiras à minha frente.. Que sorte hein?

Chegando a Shanghai, eu, Vanessa e Beto (o marido dela) o encantamento com as letrinhas chinesas em todos os avisos, deu lugar à percepção de que: estamos fritos! quando, nem no aeroporto, conseguíamos nos comunicar satisfatoriamente com o povo em inglês. Falar e entender chinês é quase impossível. E entender o inglês deles é quase impossível também. Embora tenha até percebido boa vontade em tentar se comunicar.

Com muito custo e boa vontade entendemos como fazer para chegar na cidade e o caminho mais cool era: pegar o Maglev, o trem mais rapido do mundo que chega a uma velocidade de 450Km/hora!!!! ele tem um sistema de magnetismo que faz com que o trem literalmente voe sobre os trilhos!! Um luxo, com cara de absurdo e desperdício, uma vez que essa maravilha tecnologica faz um unico trecho: Aeroporto - estação do metrô, de 30km apenas!! trecho esse q ele cobre em no máximo 8 minutos. Mas foi legal ver os carros passando na pista super rapido por nós, enquanto voavamos por cima deles.

Chegando à estação vem a novela do taxi. Tomamos todas as precauções, alertados sobre a grande incidência de chineses mal carater que tentam enganar turistas. Recusamos o assédio do motorista suspeito e nos dirigimos à fila correta oficial do aeroporto. Sabíamos que a corrida nos custaria uns 100 yuans (dinheiros chineses) no máximo.

Mas qual não é nossa surpresa ao ver no marcador indicando já uns 150 dinheiros e a viagem nem parecia querer terminar. Fomos questionar o motorista do porquê do valor tão caro. Ele, com o inglês Ching-Ling dele perguntou quanto queríamos pagar (sim, aqui na China já me falaram isso, que eles sempre tentam passar a perna nas negociacoes e que chegam a esse absurdo de fazer vc dar o preço q qr pagar por algo).. enfim, falamos um valor que consideramos correto, ele disse (foi o que entendemos pelo menos) que se queríamos pagar mais barato não era com ele, algo assim, e ameacou nos levar de volta pra estação do Maglev.

Imagina o desespero! a cidade cheia de letrinhas esquisitas, e esse taxista ameacando deixar a gente à deriva. E a minha apresentacao seria dali umas 5 horas e ainda tinha q fazer check in no hotel e terminar o ppt!!!

Bom, o marido da minha amiga já estava muito puto e começou a dizer
que iria chamar a polícia quando a gente chegasse no hotel. Ainda tentamos eu e Vanessa falar com o taxista para tentar apaziguar a situacao e garantir que seriamos levados pro hotel, pq até entao nao sabíamos nem para onde estavamos sendo levados e o velocimetro só aumentando, já estava nos 300 yuan!!!

E eis que de repente, no meio de uma grande avenida o cara para o taxi e avisa pra gente sair. Ali mesmo no meio da rua e da avenida. A gente ainda tentou argumentar, mas não teve conversa: fomos expulsos. Pegamos a mala e ele vira e fala: Money, money! olha, que cara de pau! nos larga no meio da rua e quer os 300 absurdos dinheiros chineses que ele queria nos roubar (quando o certo, soubemos depois, seria entre 60 e 80 dinheiros no máximo).

O clima fechou, Beto partiu pra cima dele dizendo que nao ia pagar,
começou a gritar pela polícia, começou a juntar gente, o taxista ameaçou pegar Beto na porrada e Beto cresceu pra cima dele, e eu e Vanessa desesperadas no deixa disso, com medo que a coisa ficasse pior. (e isso só tinhamos o que? 2 horas de China?)

Resultado: o taxista largou um "fuck you" pra nós e saiu puto, e Vanessa, carioca descolada, já imaginava ele voltando com a gang de taxistas amigos.

O desespero agora era: como conseguir um taxi no meio da rua, sem falar nada de Ching-Ling e sem os ching-lings falarem nada de inglês!!!

Beto teve a brilhante idéia de brincar de imagem e ação e começou a fazer desenhos para indicar o que a gente queria.

Feito isso, pagamos a justa quantia de 20 yuan para um taxista amigo
simpatico.. até o hotel ultra chique que estamos hospedados. Ufa! e foi isso..

A apresentação da conferência no final das contas, depois de um dia confuso, corrido, cansativo e de chuva, foi legal.. disseram que eu falei demais.. mas na minha sessão tinham 7 papers previstos, e só 3 compareceram.. resultado: desandei a falar por uns 40 minutos acho (quando o tempo era uns 15 a 20min). O resultado foi positivo: ao final consegui falar com algumas pessoas interessadas em trabalhar juntos em projetos. Vamos ver como ficam as coisas amanhã.

Depois tem a história do primeiro jantar típico chines e as "maravilhas" a que fomos apresentados. Se vc pensa em comida China in Box quando pensa em comida chinesa, esqueça!! depois de sair de Paris, onde a culinária é a mais refinada e gostosa do mundo, o mundo gorduroso, sem sal, e esquisito chinês é dureza.. mas essa conversa só vale com fotos..

Ni hao! Xei xei e até a próxima!

(Esse texto foi originalmente escrito em 14 de abril de 2010 21:32 - horario chines)

sábado, 10 de abril de 2010

Dia 02 - Paris: Grands Boulevards e Montmartre

A necessidade de comprar o plug do meu computador foi o impulsionador da minha saida de casa na tarde cinzenta de 10 graus.
mas bastou botar o pé na rua pra sentir a vida da cidade e a vontade de caminhar por ali. Porque Paris tem disso: é uma cidade que te chama para conhece-la a pé.
nunca andei tanto numa cidade como ando em Paris.

E ja na saida vem a duvida: pra onde vou?
percebi ali que vim a Paris sem qualquer roteiro planejado. Sem a menor ideia do q ver, do q fazer, onde quero ir ou nao. A unica certeza era: quero me sentir mais turista que morador, e quero visitar os lugares que nao tinha o habito de ir.
Por isso, na decisao entre ir a Chatelet (1o distrito) ou ao Grands Boulevards (9o distrito) para procurar o plug optei pela 2a opcao. Nao pq nunca tivesse ido, mas pq eu ia muito a Chatelet antigamente.

no metro, outra surpresa: percebi q nao lembrava mais nada das linhas. eu me orgulhava de conseguir ir praticamente a todo lugar em Paris sem o mapinha q acompanha todo turista q se preze aqui, com as indicacoes das linhas do metro e do trem. mas ali parada no meio da estacao me senti mais turista e estrangeira do que nunca. mapa na mao, me rendi à ignorancia e procurei onde ir.

na volta, achei que Paris era mais bonita de olhar na superficie do que dentro do metro estressante e voltei a pé pra casa, percorrendo uma distancia de uns 4km, pelo meio de ruas, casinhas lindas, ladeiras, pela Opera Garnier (o teatro que inspirou o municipal do Rio), as grandes galerias Lafayette e Au Printemps, com vitrines lindissimas, a praça Saint-Lazare, a igreja de Saint-Sulpice (onde o coral que eu cantava se apresentou), a Sacre-coeur, a praça dos pintores no coracao de Montmartre...
os mais de 4km pareciam nada..
tudo bem que a noite terminou comigo jogada no sofa de roupa e tudo, e bem francesa: sem banho, sem escovar os dentes, nem nada. Mas sempre podemos culpar o fuso horario por isso...

Notas dissonantes:

- falta de informaçao no aeroporto, que causou toda aquela confusao com as malas
- limpadores de vidro de carro nas ruas (podem acreditar nisso? que tem isso aqui em Paris??)
- os MUITOS mendigos pelas ruas pedindo esmola e portando os seus cachorros (pq se eles possuem animais de estimacao eles conseguem mais ajuda do Governo)
- uma senhora idosa de muletas e visivelmente MUITA dificuldade de locomoçao, subindo as escadas do metrô sozinha, sem ajuda. Ninguém indignado com a situacao da falta de elevadores ou escada rolante naquela estação.
- a sujeira de Paris, as milhares de infiltrações do metrô
- a conhecida correria dos parisienses no metrô, quase voando escadaria abaixo, se jogando dentro dos trens, ou se arriscando entre os carros na rua, para ganhar 1 minuto entre um trasporte e outro

Pontos altos:

- melhor parte do dia sem duvida: rever Marine e conversar com Marine. Grande amiga, pessoa muito especial, que eu nao via ha anos e que gentilmente aceitou me hospedar.
- tomar um bom café em um café parisiense
- tomar um bom vinho de Bordeaux, que custa apenas 5 euros a garrafa
- ver a exuberância ousada e metida de Paris com suas vitrines imponentes de grifes famosas do Grands Boulevards
- curtir a vida bucolica e romantica de Montmartre com turistas, artistas e jovens parisienses
- ver as vitrines das padarias com sua exposicao de doces (os mais lindos do mundo) e paes
- ver a exposicao de milhares de temperos diferentes do mundo inteiro e pensar: temos muito o q aprender em termos de culinaria com esses franceses
- lidar com a confusao de sentimentos do tipo: amo Paris, nao amo Paris
- redescobrir o amor por Paris na longa caminhada pelas ruas e vielas

Dicas:

- fazer o caminho para a Sacre-coeur pelo caminho paralelo ao dos turistas. muito mais agradavel e ver as muitas vitrines das pequenas lojinhas de tudo o q ha nao tem preço.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dia 01 - Ssa-Rio-Paris


Alguns me pediram que eu tentasse fazer um diario da viagem. Nao sei se vou conseguir, mas prometo de vez em quando postar algo, pelo menos.

Ok. entao e isso, jah estou em
territorio frances. o ceu nesse 08 de abril de 2010 estah cinza, bem parisiense, um friozinho bom de 9 graus.
tudo foi tranquilo, voos no horario, nao chovia no Rio, cheguei a tempo no aeroporto de SSa (apesar da correria no transito caotico da cidade pra chegar nas 2h antes.. obvio q nao consegui e soh cheguei 1h antes.. depois de um cha de cadeira num pobre taxista e numa amiga bem
intencionados. Merci a vous deux!

quero me desculpar pela falta de acentos, mas nao estou me encontrando nesse teclado frances.

falando do voo, apesar de longo, foi tranquilo.. com direito a champagne, queijo camembert e tudo o mais.

as notas dissonantes foram:

1. a senhora inglesa sentada ao meu lado que passou mal o voo absolutamente inteiro e vomitava sem parar ao meu lado, a pobre.. fui acordada diversas vezes durante a noite pra q ela pudesse ir ao banheiro

2. o grupo de adolescentes brasileiros de blusinha amarela e
3. o grupo de adolescentes brasileiros de blusinha preta com a estrela de davi
(dissonante pq, junte uns 50 adolescentes animados com o passeio internacional em um voo num aviao lotado e super apertado. agora experimente se concentrar em um filme ou tentar dormir aproveitando o intervalo do mal estar da senhora inglesa. Ainda bem q sempre se pode recorrer a tampoes de ouvido)

e 4. a minha confusao com os portoes de saida que me fez sair da area de desembarque sem minhas bagagens!! hora de gastar o frances e testar a simpatia, humor e burocracia francesas para descobrir como fazer para ter minha mala de volta. com direito a entrar novamente pela
saida (dando uma brasileirada na rigidez francesa).

A boa acao do dia foi:
- no episodio da bagagem eu nao fui a unica atrapalhada, outra brasileira que nao fala frances, estava tao desorientada quanto eu. Malas encontradas depois de longas caminhadas, uns 15 funcionarios consultados, idas e vindas por umas 6 esteiras de bagagem. Olhar agradecido do tipo: nao teria conseguido sem voce.

a nota curiosa foi:
- saber que o grupo de blusinhas pretas eram todos judeus (estrela de davi, pegou?) e o destino deles nao era Paris, mas a Polonia. Iam visitar os campos de concentracao para saber o que ocorreu com seus antepassados. Depois iriam a Israel. Isso faz parte da formacao
judaica. Interessante. Por essa visao, visitas a Jerusalem deveriam ser obrigatorias na formacao de jovens cristaos.

E eh isso. Estou em casa, da minha amiga Marine, na bucolica e boemia Montmartre, aquele bairro onde foi filmado Amelie Poulin, tomando coragem pra enfrentar o frio e lutando contra o cansaco e vontade de dormir horas.

Agora vou ser obrigada a sair porque descobri que o plug do meu notebook nao funciona nas tomadas daqui. Tenho que comprar um adaptador!

Bisous et à bientôt!!

(visão geral de Montmartre)

sábado, 3 de abril de 2010

Viagens (2): "ah, vai pra China!"

Essa frase singela, dita num sotaque carregado pernambucano, quer dizer literalmente: "vai se catar"!

Bem.. parece então que eu tô indo mesmo me catar né?
É até engraçado alguns diálogos que tive recentemente por conta dessa viagem:
engraçado pela repetição. Parecia texto combinado, porque ocorriam sempre, com pequenas variações, mas sempre mais ou menos assim:
Pessoa: vai viajar né?
Eu: pois é.. vou sim.
P: vai pra onde?
Eu: vou pra China.
P: hahaha vai pra China? mais hahaha
Eu: é, ué
P: sério, tu vai mesmo? (agora já acreditando um pouco mais) Nossa! que legal!
Eu: legal mesmo. Viagem de uma vida.
P: tire fotos, viu? muitas fotos!!
Não posso esconder a excitação, a ansiedade, mas principalmente o medo.
Essa segunda parada da viagem será para mim a totalmente desconhecida e estranha China. Nem imagino o que me aguarda. Tenho lido muitos livros a respeito, e conversado com pessoas que lá estiveram. Muitos depoimentos, todos unânimes ao afirmar que a principal barreira é sem dúvida o mandarim. Idoma estranho falado por gente esquisita, que tira fotos de turistas, pois eles sim é que são as atrações, os diferentes, no mar de 1 bilhão e tal de olhinhos puxados. Como será que vai ser? O que viverei por lá?

A sorte é que terei a proteção de vários brazucas que também estarão participando da mesma conferência que eu. Mesmo assim, ansiedade pouca é bobagem. Quando imaginei um dia ir até o outro, totalmente o outro mesmo, lado do planeta?

33 horas de viagem, entre conexões e vôos!

Darei notícias chinesas, com certeza!! e em breve retorno a esse blog com impressões sobre essa que será, sem sombra de dúvida, a principal imersão cultural da minha vida. Porque fato é, o que me espera certamente será uma virada de 180o em tudo o que já vivi até aqui. Se assim não o for, confesso que voltarei decepcionada.
O medo me apavora, mas não me paralisa. Vamos encarar o mandarim, e comer grilos, escorpiões e o que mais tiver por lá!

Vamos então a algumas fotos para já ir dando o gostinho do que terei pela frente!



Destino 1: Shanghai:

Xangai (ou Shanghai) é a maior cidade da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes!!! Localizada na costa central da China oriental, na foz do rio Yangtze. É a São Paulo chinesa. Só que com mar e porto. Pontos turísticos: Bund, Templo da Cidade de Deus, o moderno e em constante expansão centro financeiro de Pudong, onde está localizada a famosa Torre Pérola Oriental. Xangai é também conhecida e visitada por sua nova reputação como um centro cosmopolita da cultura e do design.




Destino 2: Xian:

Xian é uma cidade da China, capital da província de Shaanxi na Republica Popular da China. Situa-se no vale do Wei. Foi a capital da China ao longo de várias dinastias: Chin (255 a 206 a.CC), Han (202 a.C. a 25 d.C.) e Tang (618 a 907). Xi'an é o limite oriental da Rota da Seda e é conhecida como o lugar do Exército de terracota, construídos durante a dinastia Qin. A cidade tem mais de 3,100 anos de história e era conhecida como Chang'an até a Dinastia Ming. A cidade tem vários locais históricos importantes, e alguns ainda são sitios arqueológicos produtivos. Existem várias tumbas, como a dos Reis da dinastia Zhou localizadas na cidade. Xi'an ainda tem 800 mausoléus reais e tumbas da dinastia Han, e algumas delas têm centenas de esculturas de soldados de argila. O Museu de história da cidade é um antigo templo confuciano do século XI que contem grandes pedras talhadas de diversas dinastias.





Destino 3: Beijing:

Pequim é a capital da República Popular da China (desde 1949) e é a sua segunda cidade mais populosa. Em mandarim seu nome significa capital do norte. Durante séculos ela foi a maior cidade do mundo e hoje tem cerca de 10,3 milhões de habitantes. Situada ao norte do país, Pequim é famosa pela Cidade Proibida, o palácio dos imperadores chineses desde o século XV. Foi capital do Império Chinês de 1421 a 1911. Comparativamente, seria a nossa Rio de Janeiro. Taí a razão pela qual não podia deixar de ir lá!





Destino 4: Muralhas da China:

A Muralha da China ou "Grande Muralha" é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial. Embora seja comum a ideia de que se trata de uma única estrutura, na realidade consiste em diversas muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de cerca de dois milênios. Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística. As suas diferentes partes distribuem-se entre o Mar Amarelo (litoral Nordeste da China) e o deserto de Góbi e a Mongólia (a Noroeste).




(Fontes: Wikipedia.com)

Viagens (1): O velho continente e o mundo antigo

Já estou na contagem regressiva para essa que será certamente uma das viagens mais inesquecíveis da minha vida.. afinal, é de fato uma viagem de uma vida: França (Paris, Mont Saint-Michel, Rheims-Champagne) e China (Xangai, Pequim, Xian)!

A ansiedade é enorme. O medo idem.

Ainda bem que a primeira parada é a bela Paris. Meu primeiro destino internacional, fruto da minha ansiedade no passado, hoje é sinônimo de casa, "lar, doce lar". Fora do Brasil é o lugar que posso mais chamar de minha casa. Com amigos me esperando, para matar saudades, conversar sobre a vida e o que aconteceu nesse tempo todo. 2 anos e meio depois. Hora de resgatar memórias, lembranças. Hora de resolver questões médicas pendentes. Hora de planejar coisas futuras. Hora de conhecer em 5 dias o que não consegui conhecer em 11 meses. Hora de sentir felicidade e prazer, no lugar em que minha última lembrança é de dor, tristeza, solidão, e vontade enorme de voltar pra casa. Sim, Paris é minha casa tb. E para lá quero voltar e sentir esse gostinho de: "que bom que estou aqui".

Vou tentar finalmente conhecer o Mont Saint Michel e a região da Champagne. Dois lugares que tive muuuuita vontade de ir quando morei lá, mas que foi abortado bruscamente com o acidente. Hora de recuperar o tempo perdido!

Vamos curtir um pouquinho de cada lugar da parte francesa da viagem, pra já ir dando o gostinho! Depois falo da parte chinesa! :-)




Paris: cidade-luz. Capital da França. Principal destino turístico do mundo. Aquela que considero a cidade mais linda que já visitei. Cada hora do dia, uma nova cidade, novas paisagens. Impossível conhecer verdadeiramente Paris e não amá-la.






Mont Saint Michel: esse monte é um ilhote rochoso na embocadura do Couesnon, no departamento da Mancha, França, onde foi construído um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. O monte era ligado ao continente através de um istmo natural que era coberto pelas marés altas. Ao longo dos séculos a planície alagável em torno foi sendo drenada para criação de pastagens, reduzindo a distância do rochedo à terra, e o rio Cousenon foi canalizado, diminuindo seu aporte de água e acelerando o assoreamento da baía. Em 1879, o istmo foi reforçado e tornou-se uma passagem seca perene. Em 2006, o governo francês anunciou um projeto para tornar novamente o monte uma ilha com a construção de barragens, devendo ser completado em 2012. Vão estragar toda a festa, ou seja! se quiser conhecer o melhor do Mont Saint Michel, vá logo! antes que ele volte a ser ilha.





Rheims-Champagne: Reims é uma comuna francesa na região administrativa de Champanha-Ardenas, no departamento Marne.