domingo, 4 de julho de 2010

Lady Gaga: YOU've left me speechless...

Não dá pra negar que ela é um fenômeno do final dos anos 2000. O mundo da música pop jamais será o mesmo depois dela. Lady Gaga, ou originalmente Stefani Joanne Angelina Germanotta. O nome Gaga veio da música Radio Gaga, do Queen (veja a performance memorável dessa música no Rock in Rio de 1985 aqui), apelido dado por amigos após ver suas performances musicais de rua, misturadas com elementos super teatrais.

Lady Gaga é daqueles ícones mitológicos que chegam trazendo um quê de coisa velha, já vista, e um quê de novidade explícita, e que nos faz, a todos, ficar atentos se perguntando: o que está acontecendo? quem é essa pessoa?
Uns detestam, outros idolatram.. o meio do caminho é meio difícil de ocorrer..
Foi assim com Madonna, Michael Jackson, David Bowie, Boy George, Queen, Beatles, Rolling Stones, Raul Seixas, Marisa Monte e tantos outros..

Minha relação com Gaga passou por vários estágios: desde a inicial indiferença (me incomodava aquele exagero midiático em cima de um nome tão pop... "gaga".. fala sério).. até o estágio do: é impossível ignorar, porque afinal de contas essa criatura estava absolutamente em todos os lugares.. onipresente! na internet, nas rádios, na TV, nas boates, na casa dos amigos.. everywhere! aaaah!




Então veio a fase: ok, vou parar para escutar e ver os tão famosos vídeos, incluindo o mais visto de todos os tempos no youtube, de Bad Romance.. e aí comecei a entender porque essa comoção toda em cima da garota.. De fato, o mundo pop não via nada como Lady Gaga, há muito muito tempo.. arrisco a dizer que desde Michael Jackson e Madonna.. aquela fase 1985... Parei pra pensar se teve algo tão icônico assim depois deles, e não encontrei.. se discordam, me indiquem quem seria..

Mas ainda achava que Gaga era algo fabricado.. sem propósitos por trás a não ser vender milhões de discos..

e aí veio a fase da admiração, em que me encontro hoje..

ao descobrir que ela está na "carreira musical" desde os 4 anos de idade, quando começou a tocar piano..


que o seu estilo meio bizarro tem todo um propósito por trás:

primeiro é porque é assim mesmo que ela se identifica.. e desde os tempos de colégio ela se sentia mal na escola por que ela não conseguia se encaixar aos padrões de "normalidade" dos demais mocinhos e mocinhas formatados do colégio.. era uma aberração total apontada por todos.. então hoje ela abusa da bizarrice para poder se tornar um modelo de inspiração para jovens que são como ela era na adolescência e mostrar pra eles: olha, vocês podem ser bizarros o quanto quiserem! não há nada de mal nisso, e vocês não serão piores ou perdedores por serem quem são.. no mundo tem lugar pra todos, inclusive pros "freakers"...

Quer coisa mais bizarra do que a aparição dela para receber o prêmio da MTV? Quem teria criatividade e coragem suficientes para fazer isso, mesmo a gente sabendo que não deixa de ser um personagem que ela representa.. só que o personagem é na verdade ela mesma praticamente todo o tempo..



Enfim achei bacana isso dela.. saber que há, também, um propósito político e social por trás dessa bizarrice toda, afinal de contas..

e ainda tem o aspecto moda.. que como ocorrem nos fashion week da vida, não são roupas que nos vemos usando no dia a dia pra ir ao shopping ou uma festa, mas lançam tendências.. e quem é que quer um mundinho perfeito com pessoas bonitinhas vestindo-se e agindo de forma totalmente normal e igualzinho?? Boring!! (veja a discussão sobre o "estilo" fashion Lady G. aqui)



Enfim... já estava começando a gostar de Lady Gaga..
agora que descobri que ela é (super) inteligente, tem um propósito por trás da piração (dar um lugar no mundo para todos os freakers), escreve todas as músicas que canta, sabe tocar piano (toca desde os 4 anos) e ainda por cima sabe cantar (BEM), virei definitivamente fã...

Abaixo tem o vídeo que me fez descobrir quão bela é a voz dela foi o dessa música (linda!), chamada "Speechless" que ela fez para o seu pai que estava em vias de se submeter a uma cirurgia do coração enquanto ela estava na estrada em uma turnê..

Gaga, você não é nada do que eu esperava.. você é muito mais!




Nenhum comentário: