domingo, 21 de junho de 2009

Comédias da vida privada de uma recém doutora: Elaborar projeto de pesquisa em pleno São João



São João no Nordeste é uma data sagrada. Para mim São João é ainda melhor do que carnaval. Especialmente quando eu podia ir pra Barra da Estiva. Friozinho da Chapada, comidinhas típicas e licor de laranja feitos por mainha, quentão, batata doce assada na fogueira, forró, família reunida, gincanas, quadrilha... Aqui na Bahia já é São João.. os fogos pela cidade e embaixo da minha janela que o digam..

E o que isso tem a ver com a vida de recém doutora?
bem, quando eu tava no doutorado me asseguraram que havia vida após o doutorado... essa foi a única forma de perseverar e não enlouquecer nos últimos meses da tese.. quem já viveu esse drama sabe bem do que estou falando.. a falta de controle da sua vida social, causada por um volume excessivo de culpa acadêmica, que te impede de fazer qualquer coisa que não tenha uma relação direta com a tese, as disciplinas ou qualquer outra coisa ligada a isso.. Claro que ficar no pc jogando paciência ou surfando na net pooode.. pq afinal de contas você está com o pc ligado e isso te causa uma falsa sensação de que você está trabalhando..

e cá estou, em pleno domingo véspera de São João, sem vontade alguma de trabalhar, mas paralisada pela culpa de ter que terminar um projeto de pesquisa. É bem óbvio que eu não vou conseguir, mas saber isso não é suficiente para me fazer sair da frente do pc, pegar o carro e ir para a estrada ou alguma arraiá... E aí, em um momento de procrastinação autorizada (surfando na net) me deparei com mais um PhD Comics feito especialmente para esse momento.. estou agora mesmo fazendo minha encomenda de Procrastin-X.. peça você também o seu e volte a ser feliz e a ter total controle sobre a sua vida social, sem culpas por não fazer absolutamente nada em um dia de domingo.







4 comentários:

Unknown disse...

Hehe! E eu e a Soraya, futuros recém-doutores, em um domingo BONITO no Rio de Janeiro, trabalhando enquanto está rolando o jogo do Brasil... :-)
E agora, saber que vai ser a mesma coisa depois que o doutorado terminar...
Eu sabia que devia ter aprendido a jogar futebol quando moleque! :-D

Jonice Oliveira disse...

Sabia que um dia vc. entenderia meu momento 'ostra' após o doutorado! ..rs..

Vaninha disse...

pois é Wagner!
vc ainda está no início do doutorado, então ainda tem tempo de fugir!!!!
O ministério da saúde adverte: ser recém doutor faz mal à saúde mental..

Vaninha disse...

Jow, agora te entendo super bem!
e o triste é que qdo converso com os doutores veteranos ouço a mesma história: finais de semana? noites? madrugadas? pode esquecer! esqueça que um dia eles existiram! rsrs
é dureza!